APO é o acrónimo usado para representar as estatísticas de performance na série. Estas estatísticas estão presentes em quase todos os jogos, e quanto mais altas, mais poderoso o jogador é. Estas não se limitam a um único veículo, mas são partilhadas entre todos os carros na garagem do jogador.

Dependendo do jogo, estas podem ser melhoradas se forem compradas, ou se os seus poderes respectivos forem apanhados. Os poderes de APO são os únicos cujos apanháveis têm uma aparência específica. Normalmente encontram-se em locais difíceis de alcançar, mas podem também estar disfarçados de apanháveis normais.

CategoriasEditar

ArmaduraEditar

A estatística da armadura determina o quão bem o veículo consegue sustentar os danos que lhe são infligidos. É normalmente identificada com um capacete.

Poderes:

PotênciaEditar

A estatística da potência determina a aceleração do motor. Quanto mais alta for, mais rápido o veículo acelera. Isto adiciona à estatística de aceleração individual de cada carro, o que significa que o carro do Vlad, por exemplo, pode acelerar ainda mais rápido se tiver mais potência. É normalmente identificada por um motor.

Poderes:

OfensivaEditar

A estatística da ofensiva determina quantos danos o carro causa. Quanto mais alta for, mais danos e esmagamento o veículo causa nos oponentes e pedestres. É normalmente identificada por uma luva a formar um punho cerrado.

Esta é provavelmente a mais sobre-poderosa das três; em quase todos os jogos, destruir os oponentes é uma tarefa difícil, mas com a ofensiva cheia, um impacto médio é mais que suficiente para deitar abaixo maioria dos oponentes. Aliás, ter muita ofensiva elimina a necessidade do poder carro de granito sólido na missão Camião do Inferno: A Eagle 3 pode destruir o Big Dump com a ofensiva cheia simplesmente ao conduzir para a frente.

Poderes:

RanhurasEditar

O Carmageddon II introduziu as ranhuras ao sistema APO. Cada estatística tem um certo número de espaços disponíveis. Porém, antes de poderem ser usados, algumas ranhuras devem ser compradas para encher esses espaços. Por sua vez, as ranhuras podem ser enchidas com pontos de APO.

Poderes:

Nos jogosEditar

Carmageddon / Splat PackEditar

No Carmageddon, o jogador melhora as estatísticas visitando a loja de partes e gastando alguns créditos. A armadura, potência e a ofensiva têm 5 níveis de partes para serem compradas, e ainda há um 6º nível de 'truque' que é desbloqueado quando o jogador completa o jogo.

Carmageddon IIEditar

Ficheiro:C2 APO.jpg

O segundo jogo tem 30 ranhuras para cada habilidade de APO. O jogador começa com 4 ranhuras preenchidas de cada, e mais ranhuras podem ser enchidas apanhando poderes escondidos nos níveis, ou compradas a qualquer altura usando as teclas comprar armadura, comprar potência ou comprar ofensiva.

EstranhezaEditar

Um comportamento estranho pode ser activado às vezes, depois do jogo ser completo. Isto danifica o progresso do jogador, mas não por muito. Se se tiver uma grande quantidade de uma das estatísticas, ao apanhar um poder de APO num dos primeiros níveis pode reduzir a quantidade de ranhuras. Isto parece acontecer duma maneira aleatória.

Carmageddon TDR 2000Editar

Este jogo pega em ideias dos dois anteriores: das 30 ranhuras de cada estatística, os jogadores começam com 7 disponíveis e 1 preenchida. No menu de selecção de carro, o jogador pode usar créditos para comprar mais ranhuras ou preencher as existentes.

Os apanháveis do Carmageddon II reaparecem no modo multijogador. O apanhável da armadura foi redesenhado como um capacete diferente (dum Barbute para um Armet), e o hexágono foi substituído por um emblema de águia.

Carmageddon (PlayStation)Editar

Os poderes de APO neste jogo não têm os seus próprios apanháveis: são encontrados em barris normais.

Carmageddon (Telemóvel)Editar

Na versão do telemóvel, os carros têm 5 estatísticas em vez de 3: Velocidade, Aceleração, Controlo, Armadura e Poder dos Danos. Há 24 ranhuras disponíveis para cada uma. No início do jogo, cada carro tem uma quantidade diferente destas estatísticas preenchidas, mas mais ranhuras podem ser preenchidas com créditos.

GaleriaEditar

Veja tambémEditar