FANDOM

Ficheiro:C1 pedestres.gif

Os pedestres (frequentemente abreviados como peds) são um dos pontos chaves da série. Eles andam pelos níveis aleatoriamente, ou convivem em grupos, à espera que o jogador se aproxime. Quando virem ou ouvirem um carro, entram em pânico e começam a correr. Matar um pedestre dará tempo e créditos de bónus. Um nível pode ser completo se todos os pedestres do local forem mortos.

Muitos dos powerups que podem ser apanhados afectam os pedestres em vez dos oponentes, como por exemplo, os pedestres suicidas.

VariaçõesEditar

No Carmageddon e no Splat Pack, eles são imagens em 2D baseados em fotografias digitalizadas de actores (um método semelhante é usado nos jogos de Mortal Kombat), e morrem quando são tocados. Os tipos de pedestres incluem pessoas, extra-terrestres grey e vacas. O Splat Pack adiciona cabras, demónios e javalis.

No Carmageddon II, os pedestres estão em 3D, e feitos de polígonos com texturas. Podem ser desmembrados, apesar de poderem sobreviver com um braço ou perna em falta. Podem também pedir piedade e têm mais animações. Enquanto que os demónios e javalis não regressaram, foram adicionados cães, veados, pinguins e elefantes. Os extra-terrestres aparecem dentro das pirâmides do nível Quero Acreditar.

Ficheiro:C3 pedestre esperto.jpg

No Carmageddon TDR 2000, os pedestres podem atacar os veículos com barras de metal e cocktail Molotovs, mas continuam sem ser grande ameaça. Os pedestres mais espertos encostam-se à parede mais próxima para se fazerem mais difíceis de acertar. Os animais são cães, gatos, ratazanas gigantes, lamas e cangurus.

As versões das consolas variam. As versões da Game Boy Color e do telemóvel 2D são sprites simples; os zombies da Game Boy deixam uma mancha de sangue verde na estrada e os do telemóvel desaparecem num salpico vermelho. O Carmageddon 64 tem zombies, semelhantes aos do Carmageddon II. O Carmageddon (PlayStation) teve uma censura estranha: são zombies poligonais que se erguem do chão quando a corrida começa, e caem instantaneamente quando tocados por um carro, num duche de sangue vermelho.

AnimaisEditar

Os animais são afectados tal como os pedestres normais, o que quer dizer que apesar do nome "pedestre" significar pessoa que anda na estrada, os jogos de Carmageddon consideram todos os animais como pedestres. Independentemente, alguns dos animais nos jogos têm características absurdas. Esta é uma lista dos animais nos jogos e as usas estranhezas, se algumas.

C·V·D·E
48px Para fazer: Completar esta tabela.
Importa-se de o fazer?
Animal C1 CSP C2 C3 CPS C64 Notas
Vacas Sim Sim Sim Não ? ? No Carmageddon, os mugidos das vacas são bastante normais, mas os mugidos que elas fazem quando são atropeladas (ficheiro de som MOODEATH.WAV) parecem feitas por um actor barato que fez um grunhido estranho. Elas também defecam quando são assustadas. Quer seja uma limitação da paleta, um erro na coloração ou de propósito, elas defecam sangue.
Ovelhas Não Sim Sim Sim ? ?
Javalis Não Sim Não Não ? ? Como as vacas, os barulhos dos javalis foram claramente feitos por um actor.
Cães Não Não Sim Sim ? ? Os cães conseguem-se pôr de pé nas pernas de trás para implorar piedade.
Veados Não Não Sim Não ? ? Os veados no Carmageddon II mugem.
Pinguins Não Não Sim Não ? ? Os pinguins no Carmageddon II miam. Provavelmente, gatos eram para ser adicionados em algum ponto, mas foram finalmente cancelados. Não há sons de pinguins nos ficheiros do jogo.
Elefantes Não Não Sim Não ? ?
Gatos Não Não Não Sim ? ?
Ratazanas gigantes Não Não Não Sim ? ?
Lamas Não Não Não Sim ? ?
Cangurus Não Não Não Sim ? ?

Adicionalmente, os cavalos foram incluídos na versão beta do Carmageddon TDR 2000.

CensuraEditar

Ficheiro:C64 4dinos.jpg

Devido à natureza controversa de matar pessoas para divertimento, em muitas regiões os jogos foram censurados, trocando os humanos com sangue vermelho por zombies com sangue verde.

Na Alemanha, os jogos receberam as maiores censuras, logo, têm as coisas mais estranhas: no Carmageddon, eram robots que largavam óleo preto, no Carmageddon II, eram extra-terrestres répteis, e no Carmageddon 64 eram dinossauros.

O Carmageddon Max Pack incluía uma versão não censurada do Carmageddon. Nos últimos anos das vendas, as versões censuradas ficaram disponíveis para serem vendidas a retalho.[confirmação necessária]

TriviaEditar

C·V·D·E
48px Para fazer: Especificar quanto vale o homem da bandeira.
Importa-se de o fazer?
Ficheiro:Raparigas Ridge Racer.png
  • O homem da bandeira no início da corrida vale mais créditos do que os demais pedestres. Se ele ainda estiver vivo ao fim da primeira volta, ele valerá ainda mais pontos.
  • A rapariga no fato de banho vermelho é uma cópia da Race Queen do Ridge Racer uma imagem nos ficheiros do jogo mostram a mesma rapariga a segurar um sinal que diz "get ready!" ("preparem-se!").
  • Pressionar no (-) no teclado numérico no Carmageddon esconde todos os pedestres, sangue e orgãos. Pressionar essa tecla de novo faz com que eles reapareçam.
  • Para que os pedestres morram na versão do PC, o jogador deve estar a uma certa distância deles. Se se conseguir ouvir os seus berros, quer dizer que eles estão desenhados no jogo e podem ser interagidos. É por isso que quando o Electric Blue da Stella Stunna está na corrida, ela não mata todos os pedestres.
  • Os pedestres polícias no Estado da Polícia têm as inicias "C3PD" ("Carmageddon 3 Police Department" - "Departamento da Polícia do Carmageddon 3") escrito nos uniformes.

Veja tambémEditar